DIGITALIZAÇÃO - Scanner Planetário 



Scanner Planetário é um equipamento de autoatendimento para digitalização de pequenos trechos de materiais do acervo. Possui um dos melhores sistemas de captura de imagens para digitalização de trechos de obras.

A utilização do equipamento poderá suprir gastos com reprografias e possibilitar a conservação do material. O equipamento permite a diminuição de custos com encadernação, visto que a reprografia danifica o material, e ainda vai ao encontro de ações de sustentabilidade hoje aplicado por instituições diversas pelo país afora.

A proposta das Bibliotecas ao dispor do Scanner Planetário é oferecer um serviço com autonomia, com qualidade, agilidade, sem restrição de acesso, sem gasto de papel, pensando na sustentabilidade, e um serviço gratuito, promovendo a democratização ao acesso à informação, o autosserviço e respeito da Lei de Direitos Autorais.

A aquisição de um equipamento desse vai ao encontro das iniciativas de modernização das Bibliotecas e também da democratização do acesso, pois irá auxiliar, facilitar, economizar e ampliar o acesso ao conteúdo das Bibliotecas respeitando integralmente a Lei de Direitos Autorais, além de proporcionar condições para elaboração de uma política de desenvolvimento de acervo mais voltada aos aspectos qualitativos do acervo e menos quantitativo.

O mercado oferece Scanners Planetários que permite rápida digitalização de documentos até o tamanho A3 (480 x 360 mm), possui sistemas de iluminação que operam sem radiação UV, protegendo tanto o documento original quanto o usuário e, também, compensador de lombadas para melhor acomodação do material. Digitaliza documentos em alta resolução, em preto e branco, escala de cinza ou colorido.


Como o equipamento funciona?

O serviço funciona por meio do autoatendimento, ou seja, o próprio usuário tem autonomia para utilizar o equipamento a fim de digitalizar pequenos trechos de materiais do acervo e enviar o conteúdo diretamente por e-mail.

Condições de uso

Para utilizar o Scanner Planetário, o usuário deverá aceitar as condições de uso no processo de digitalização. Próximo ao equipamento, o usuário encontrará instruções onde é apresentado um termo de aceitação de uso no momento da digitalização, a qual possui marca d’água com indicação da Lei de Direitos Autorais e a destinação do conteúdo que é para uso pessoal, não podendo ser reproduzido ou transmitido.

O que a tecnologia do Scanner Planetário oferece?


  • Captação de imagens através de CCD de Linha que é um dos melhores sistemas de captura de imagens, gerando imagens com melhor qualidade;
  • Sistema de iluminação por varrimento vertical que elimina totalmente a presença de sombras junto à lombada dos livros;
  • Iluminação LED’s por reflexão em espelhos que permite excelente iluminação sobre os documentos, independentemente das condições de iluminação da sala, além de não expor os originais a radiação de raios Ultravioleta e Infravermelho que danificam as publicações;
  • Compensador de lombadas para melhor acomodação da lombada dos livros, com botões de disparo do scanner integrados;
  • Saída das imagens através de envio para e-mail ou salvar em um “pendrive”, uma forma de economizar papel e ajudar a proteger o meio ambiente;
  • Entre outras funções.



Fontes: https://www.youtube.com/watch?v=EU47Ye9E5OU  
Google pesquisa: scanner planetário para bibliotecas



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema Gerador de Ficha Catalográfica