Sistema Gerador de Ficha Catalográfica

 

Sistema Gerador de Ficha catalográfica

O que é ficha catalográfica?





De onde surgiu?

Surgiu nas bibliotecas como um documento que ajuda a identificar, catalogar e localizar um livro dentro de um acervo. Anteriormente, sendo impressa em papel resistente, a ficha contém as principais informações sobre um livro como o seu título, nome dos autores, número da edição, local de publicação, data da publicação, dentre outras, além de possuírem numero de identificação único.

Quais são as informações que compõem a ficha catalográfica?

Nos livros impressos, a ficha catalográfica contém as seguintes informações:

  • Título e Subtítulo da Obra
  • Nome do autor
  • ISBN
  • Assuntos
  • Número da Edição
  • Editora
  • Local de Publicação
  • Número de Páginas
  • Classificação por assunto (CDD e CDU)

Já no livro digital, além das informações acima, é necessário acrescentar:

  • Formato
  • Recurso Digital
  • Requisição do sistema
  • Modo de acesso

Referências: Editorial paco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog