Sistema Gerador de Ficha Catalográfica

Catalog! - MÓDULO DE ELABORAÇÃO DE FICHAS CATALOGRÁFICAS


Como surgiu e modo de uso

         Pensando em "poupar o tempo do leitor", o bibliotecário Felipe Ferreira da Silva, da Universidade Federal do Ceará (Campus Crateús)desenvolveu o software, e foi lançado pela Comissão de Normalização do Sistema de Bibliotecas da Universidade. O Módulo de Elaboração de Fichas Catalográfica foi baseado no código fonte disponibilizado pela Biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP.
       O aluno só precisa preencher corretamente os campos do formulário com os dados do seu Trabalho de Conclusão de Curso (graduação  e especialização), dissertações (mestrado) e teses (doutorado). É recomendado que os alunos façam a busca de palavras-chave em vocabulários controlados disponibilizados no menu, de forma a utilizar termos devidamente autorizados pelas bibliotecas e instituições de pesquisa, garantindo assim a visibilidade do seu trabalho.

        Para preencher o formulário corretamente deve-se seguir os seguintes passos:  

            Na aba: DADOS PESSOAIS 

Nome: Digite seu prenome, nome e primeiro sobrenome, se tiver. 

Sobrenome (Entrada principal da identificação de autoria): Digite seu sobrenome. Lembre-se de incluir sobrenomes compostos (exemplo: Castelo Branco) e agnomes (exemplos: Filho, Neto, Júnior, Segundo), caso tenha 


Na aba: DADOS DO TRABALHO  

 ▪ Título do trabalho: Digite o título do trabalho. Lembre-se de usar letras maiúsculas somente na primeira palavra do título e em nomes próprios. O subtítulo deve ser digitado no campo seguinte. 

Subtítulo do trabalho: Digite o subtítulo do trabalho, iniciando com letra minúscula e utilizando letras maiúsculas somente para nomes próprios. 
   
Nome do(a) orientador(a): Digite o nome completo do(a) orientador(a). Se for orientadora, marque a opção disponível ao lado. 
 
Titulação do(a) orientador(a): Selecione a titulação do(a) seu(sua) orientador(a). Caso não saiba, consulte a Plataforma Lattes. 
 
Nome do(a) coorientador(a): Digite o nome completo do(a) coorientador(a). Se for coorientadora, marque a opção disponível ao lado. 
 
Titulação do(a) coorientador(a): Selecione a titulação do(a) seu(sua) coorientador(a). Caso não saiba, consulte a Plataforma Lattes. 
 
▪ Ano de publicação: Digite o ano da defesa de seu trabalho.  
  • Número de folhas: Digite a quantidade de folhas de seu trabalho. Para numerar seu trabalho siga as orientações da ABNT NBR 14724. 
  • Ilustração: Selecione entre as opções “Não possui” (para trabalhos sem ilustração) ou “Coloridas” (no caso de possuir ilustrações coloridas) ou “Preto e branco” (no caso de possuir somente ilustrações em preto e branco). Ilustrações são elementos gráficos dos trabalhos acadêmicos, e engloba figuras, gráficos, mapas, quadros entre outros. 
  • Palavras-chave: Lista de palavras ou expressões que representam o conteúdo da obra. 
Digite as palavras-chave em ordem decrescente de importância, evitando sinônimos, termos repetitivos e vagos. 
É obrigatório inserir, no mínimo, uma palavra-chave. Indicamos o uso de vocabulários controlados de assuntos para orientar na escolha das palavras-chave, conforme link ao lado e no menu superior. Evite o uso de siglas nas palavras-chave. Em caso de dúvidas, entre em contato com o bibliotecário da biblioteca que atende seu curso. 
  • Fonte: Selecione a fonte a ser utilizada na elaboração da ficha de acordo com a fonte utilizada na digitação do seu trabalho. Opções: Arial ou Times New Roman.
  •  Clique em Gerar Ficha Catalográfica.

 

Salve o arquivo gerado, em PDF. A Catalogação na Publicação (ficha catalográfica) deve ser incluída logo após a folha de rosto, no caso dos arquivos eletrônicos e no verso da folha de rosto, caso o trabalho acadêmico seja impresso.


A biblioteca da Universidade, ainda, fez um tutorial com imagens onde, mostra, passo a passo, como emitir a ficha catalográfica: 

Tutorial ficha catalográfica


 Referências: 

 http://www.fichacatalografica.ufc.br/sobre.php

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema Gerador de Ficha Catalográfica