RECURSOS HUMANOS




   Composto por uma bibliotecária ou bibliotecário chefe, responsável pela aquisição de materiais e por coordenar os demais bibliotecários e auxiliares, bibliotecários que se dividem em referência e processamento técnico, além de auxiliares de biblioteca. A administração de recursos humanos no Brasil considera que na maioria das empresas brasileiras predominam uma administração cartorial e burocrática. 
“Messender(1989 apud SILVEIRA, 2009) afirma que é necessário que se dê mais atenção às vertentes científicas que construíram o universo conceitual da administração de recursos humanos”.

“As pessoas e organizações não nasceram juntas. As organizações escolhem pessoas que desejam como colaboradores e as pessoas escolhem as organizações onde pretendem trabalhar e aplicar seus esforços” (CHIAVENATO, 2008, p. 102).

   Dessa forma trata-se de uma escolha recíproca que depende de inúmeros fatores. Para que isso seja possível é necessário que as suas oportunidades de trabalho sejam divulgadas, afim de que as pessoas saibam como procurá-las e iniciar seu relacionamento. Este é o papel do recrutamento que funciona como uma ponte entre o mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos. Para a contratação a gestora e ou gestor da unidade de informação, faz a divulgação da vaga, ou por meio de edital, ou através dos meios de divulgação nos canais e empresas especializadas na busca de candidatos. Fazendo assim, parte das práticas que as organizações adotam para administrar suas operações com excelência.

“Chiavenato, (2008) afirma que a seleção de pessoas, busca dentre vários candidatos recrutados, aqueles que são mais adequados aos cargos existentes na organização ou às competências necessárias. O processo seletivo visa manter ou aumentar a eficiência e o desempenho humano, bem como a eficácia da organização, ou seja, é um processo de comparação, decisão e escolha. A avaliação dos resultados da seleção é importante para determinar seu custo operacional e benefícios oferecidos. A avaliação do desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das tarefas que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. De acordo com Chiavenato (2008)”.

 

POLÍTICA DE QUALIDADE


   O gestor de uma unidade de informação deve se preocupar com a qualidade dos seus produtos e serviços oferecidos aos seus usuários. Desde o desenvolvimento do produto ou serviço adequado à estrutura física devem ser considerados como fatores fundamentais para a gestão da qualidade em serviços de informação. Para se alcançar a qualidade total baseados em questões como melhoria constante de produtos e serviços, redução de erros, materiais e atrasos, não utilizar a prática de negócios somente baseada em preços, e sim impreterivelmente pela qualidade, investir em treinamentos e  para os colaboradores manterem-se atualizados, promover um bom ambiente de trabalho para que os funcionários sintam-se orgulhosos do trabalho realizado, estimular o trabalho em equipe inclusive junto a outros departamentos, entre outros princípios que estimulam a produtividade e a qualidade dos serviços. A partir dos princípios citados  existem outros métodos gerenciais. Sendo que nem todos os métodos não são específicos para bibliotecas, mas podem ser adaptados e colocados em prática pelos gestores e demais envolvidos nas unidades de informação.

“Amboni (2002) aponta que a qualidade dos serviços prestados pelas bibliotecas são influenciados e podem ser avaliados pela liderança; por um sistema de informações sobre qualidade em serviços; pela estratégia de serviços; pelo nível de comprometimento dos colaboradores internos e externos com os princípios da excelência em serviços; pela estratégia tecnológica na implementação da estratégia de serviços; pela estrutura e tecnologia como fatores vitais à implementação da estratégia de serviços; pelos níveis de confiabilidade, surpresa, recuperação e integridade, dentre outros fatores; que refletem as condições atuais das dimensões internas, externas diretas e indiretas.

   Nesse sentido o profissional da informação que deseja obter uma gestão de qualidade, deve desenvolver serviços de acordo com os objetivos da instituição mantenedora para que haja a continuidade dos serviços e, sobretudo, focar no usuário, que deve ser visto como um importante colaborador para a manutenção da qualidade. Uma vez definida a gestão da qualidade como o caminho a ser seguido, ela seja implantada de forma estruturada e, principalmente, mantendo o foco das atividades, tendo o apoio da alta direção e sendo constantemente avaliada, para que os objetivos possam ser alcançados da melhor forma possível, respeitando sempre a natureza e cultura do serviço de informação. Deve existir um alinhamento entre colaborador e gestor. Uma vez que o colaborador tem conhecimento sobre estes pontos, o gestor serve como suporte para que o ambiente funcione da melhor forma possível.

 

PAPEL GERENCIAL


   Os papéis gerenciais em uma biblioteca são responsáveis pelo funcionamento das funções meio ou fim e pelo seu ajuste às metas e objetivos do local. Sabe-se que os administradores estão a todo o momento planejando, dirigindo, coordenando e avaliando. É um processo ininterrupto, constituído por atividades interligadas, justapostas e contínuas, não obedecendo a nenhuma ordem hierárquica. Bem como pela organização de cursos e textos de administração e na prática dos administradores.

   Os papéis gerenciais têm três categorias: Interpessoais, Informacionais e Decisórios, cada uma com suas particularidades e são utilizados em todos os tipos de administração. Contudo, as bibliotecas ainda não adotaram totalmente a postura de se enxergar como uma organização que precisa ser administrada. Com a implantação de novas tecnologias nos serviços das bibliotecas, seus gestores precisam se adaptar às novas necessidades, para que possam levar a seus clientes/usuários o produto que estes procuram da melhor forma possível.

 

 

Fontes:

https://www.brapci.inf.br/_repositorio/2017/06/pdf_066ee4eaf0_0000019120.pdf
LIVRO: Gestão de pessoas  Chiavenato - 2008 - books.google.com
https://simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/419.pdf


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema Gerador de Ficha Catalográfica