Sistema Gerador de Ficha catalográfica O que é ficha catalográfica? De onde surgiu? Surgiu nas bibliotecas como um documento que ajuda a identificar, catalogar e localizar um livro dentro de um acervo. Anteriormente, sendo impressa em papel resistente, a ficha contém as principais informações sobre um livro como o seu título, nome dos autores, número da edição, local de publicação, data da publicação, dentre outras, além de possuírem numero de identificação único. Quais são as informações que compõem a ficha catalográfica? Nos livros impressos, a ficha catalográfica contém as seguintes informações: Título e Subtítulo da Obra Nome do autor ISBN Assuntos Número da Edição Editora Local de Publicação Número de Páginas Classificação por assunto (CDD e CDU) Já no livro digital, além das informações acima, é necessário acrescentar: Formato Recurso Digital Requisição do sistema Modo de acesso Referências: Editorial paco
SISTEMA DE GERAÇÃO DE FICHA CATALOGRÁFICA COMO CATALOGAR TCCs DA UNIRIO? Desenvolvido pela Seção Técnica de Informática do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo e cedido para a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e customizado pela Diretoria de Tecnologia de Informação e Comunicação e pela Divisão Técnica da Biblioteca Central, o Sistema de Geração de Ficha Catalográfica atende os trabalhos finais de graduação e pós-graduação da UNIRIO. A ficha catalográfica é produzida por meio de preenchimento de um formulário online, e a mesma será apresentada de acordo com dados fornecidos por quem preencheu o formulário. Exemplo de preenchimento do formulário online disponibilizado pela Biblioteca Central da UNIRIO: A seguir, está o passo a passo fornecido pelo site da Biblioteca Central da UNIRIO: ...
Comentários
Postar um comentário