SISTEMA DE GESTÃO DE BIBLIOTECAS 


Gestão do conhecimento(CG) transforma em conhecimento tácito, já a gestão da informação é gerir o conhecimento explícito transformando em manual o que conhece.


Gestão da informação(CG) está ligada às fontes, já a gestão do conhecimento está ligada às pessoas, é o que elas trazem entre si.


"Autores como Polany (1967), Nonaka e Takeuchi (1997) e Sveiby (1998) dizem que o conhecimento tem duas dimensões, ou seja, pode ser tácito ou explícito.

Nonaka e Takeuchi (1997) elaboraram um modelo de criação do conhecimento que apresenta quatro modos diferentes de  conversão do conhecimento tácito em explícito, são eles: socialização (compartilhamento de experiências), externalização (processo de articulação do conhecimento tácito em conceitos), combinação (sistematização de conceitos em um sistema de conceitos) e internalização (incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito).  (NONAKA e TAKEUCHI, 1997)" 

(extraído da apresentação do video do youtube a seguir)



É necessário e importante compreender a estrutura organizacional da biblioteca, assim como seu planejamento estratégico, infraestrutura, papéis gerenciais, recursos humanos e sua política de qualidade.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Para que as mudanças não ocorram de forma trágica para a organização o planejamento estratégico é uma ferramenta da administração ou um instrumento gerencial, que pode evitar grandes possibilidades do improviso, como forma de reduzir riscos futuros, avaliar possíveis impactos, norteando a tomada de decisões.

O planejamento estratégico é aplicado na biblioteca, se não existem objetivos e metas a serem alcançados, a conclusão é que esse planejamento só exista no papel, sua prática não é efetivada. Porém, o gestor da biblioteca tem todas as ferramentas em mãos para traçar o planejamento estratégico da unidade de informação, pois:

·   Conhece a missão, visão e objetivos da instituição, que é fundamental que as metas sejam baseadas nesses princípios;

·   Tem visão dos pontos fortes e fracos e das ameaças e oportunidades; é nesse momento que são identificadas e examinadas as forças restritivas e impulsoras do cenário no sentido de atingir os seus objetivos;

·  Com base nesses dados são formuladas as estratégias que devem ser detalhadas e quantificadas em objetivos e metas;

·   Implementação é a fase mais difícil, pois requer o esforço de todos os envolvidos: gestor, funcionários e até mesmo dos usuários;

·  O planejamento estratégico não pode ser estático/fixo, pois todo processo precisa ser dinâmico, devendo ser permanentemente acompanhado e constantemente revisado/atualizado sempre que necessário os desvios e as necessidades deverão ser corrigidos com maior brevidade possível.

 

IMAGENS BIBLIOTECA VILLA LOBOS-SP

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

O espaço físico da biblioteca é composto por hall de entrada, que pode funcionar também como sala de leitura informal, balcão de empréstimos, acervo composto por livros, revistas, periódicos científicos, jornais e material áudio visual, salas para estudo em grupo, cabines para estudo individual, sala de vídeo e uma sala destinada ao processamento técnico. Para facilitar o conhecimento e a execução das normas, procedimentos e funções administrativas, a biblioteca dispõe de um manual de atividades e procedimentos constante fonte de informações sobre os trabalhos rotineiros do setor, além de ajudar a fixar critérios e padrões, bem como uniformizar as técnicas utilizadas nos processos.

Todos os funcionários da biblioteca precisam ter ciência das atribuições, responsabilidades e competências do seu cargo e dos demais. As atividades são controladas pelo bibliotecário chefe que divide os trabalhos levando em consideração a especialização e habilidades dos funcionários. Não há uma rotatividade nos serviços, porém todos os funcionários estão aptos a exercer as funções de qualquer área do setor, levando em consideração sua capacitação e formação.

INFRAESTRUTURA

O planejamento de uma biblioteca deve-se iniciar com o diagnóstico do objetivo e público alvo, além do espaço físico disponível, para que dessa forma obtenham-se melhores condições de conforto, segurança, estabilidade, acessibilidade, dentre outras. Existe uma grande preocupação com a existência ou previsão de espaços para leitura em grupo ou individual, assim como com o nível de ruído aceitável na biblioteca que segundo a norma brasileira NB-95 é de 42dB (decibel). Deve-se considerar para isso que existem dois tipos de usuários: os sensíveis ao ruído e os dependentes do mesmo. De posse dessas informações, o bibliotecário deve tomar medidas para corrigir falhas existentes, tais como:

·        Adaptar cabine de estudo individual;

·        Criar áreas de silêncio com devido isolamento acústico;

·        Utilizar carpetes para abafar o barulho;

·    Colocar cartazes convidando ao silêncio. A biblioteca analisada é localizada em uma área de fácil acesso e com uma boa sinalização. O ambiente é favorável ao livre acesso, há comodidade e segurança tanto para os usuários quanto para os funcionários. O mobiliário adéqua-se em parte as necessidades dos usuários possuindo materiais de boa qualidade e conforto. Neste ponto se faz necessário um alinhamento entre as informações apresentadas pelo gestor e pelos funcionários para que haja uma melhor prestação dos serviços e o usuário tenha uma maior comodidade. O gestor deve observar melhor o ambiente, principalmente nos horários de maior fluxo, para constatar se há a necessidade de ampliar os recursos materiais existentes. Em termos de acessibilidade, a unidade de informação deve possuir rampas de acesso, com corrimões e piso com características antideslizantes. A iluminação da biblioteca deve ser adequada para o desenvolvimento das atividades tanto dos usuários quanto dos funcionários. A climatização, deve ser adequada para a conservação do acervo, avaliar estratégias para que no final do expediente os condicionadores de ar que é comum serem desligados, gerando a oscilação de temperatura do ambiente não venham gerar prejuízos ao acervo. A biblioteca deve possuir computadores suficientes para atender a demanda de usuários, com acesso à internet através de rede wi-fi, possibilitando assim o acesso a base de dados da biblioteca para que dessa forma seja efetuada a renovação do material em posse dos usuários e pesquisa.


Fontes de Pesquisa: https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-PT  

https://www.youtube.com/watch?v=oX_1DE36NMw&t=236s


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