SISTEMA DE GESTÃO DE BIBLIOTECAS
Gestão do conhecimento(CG) transforma em conhecimento tácito, já a gestão da informação é gerir o conhecimento explícito transformando em manual o que conhece.
Gestão da informação(CG) está ligada às fontes, já a gestão do
conhecimento está ligada às pessoas, é o que elas trazem entre si.
"Autores como Polany (1967), Nonaka e Takeuchi (1997) e Sveiby (1998) dizem que o conhecimento tem duas dimensões, ou seja, pode ser tácito ou explícito.
Nonaka e Takeuchi (1997) elaboraram um modelo de criação do conhecimento que apresenta quatro modos diferentes de conversão do conhecimento tácito em explícito, são eles: socialização (compartilhamento de experiências), externalização (processo de articulação do conhecimento tácito em conceitos), combinação (sistematização de conceitos em um sistema de conceitos) e internalização (incorporação do conhecimento explícito no conhecimento tácito). (NONAKA e TAKEUCHI, 1997)"
(extraído da apresentação do video do youtube a seguir)
É necessário e importante compreender a estrutura organizacional da biblioteca, assim como seu planejamento estratégico, infraestrutura, papéis gerenciais, recursos humanos e sua política de qualidade.
O planejamento estratégico é aplicado na biblioteca, se não
existem objetivos e metas a serem alcançados, a conclusão é que esse planejamento
só exista no papel, sua prática não é efetivada. Porém, o gestor da
biblioteca tem todas as ferramentas em mãos para traçar o planejamento
estratégico da unidade de informação, pois:
· Conhece
a missão, visão e objetivos da instituição, que é fundamental que as metas
sejam baseadas nesses princípios;
· Tem
visão dos pontos fortes e fracos e das ameaças e oportunidades; é nesse momento
que são identificadas e examinadas as forças restritivas e impulsoras do
cenário no sentido de atingir os seus objetivos;
· Com
base nesses dados são formuladas as estratégias que devem ser detalhadas e
quantificadas em objetivos e metas;
· Implementação
é a fase mais difícil, pois requer o esforço de todos os envolvidos: gestor,
funcionários e até mesmo dos usuários;
· O
planejamento estratégico não pode ser estático/fixo, pois todo processo precisa
ser dinâmico, devendo ser permanentemente acompanhado e constantemente
revisado/atualizado sempre que necessário os desvios e as necessidades deverão
ser corrigidos com maior brevidade possível.
IMAGENS BIBLIOTECA VILLA LOBOS-SP
ESTRUTURA ORGANIZACIONALO espaço físico da biblioteca é composto por hall de entrada,
que pode funcionar também como sala de leitura informal, balcão de empréstimos,
acervo composto por livros, revistas, periódicos científicos, jornais e
material áudio visual, salas para estudo em grupo, cabines para estudo
individual, sala de vídeo e uma sala destinada ao processamento técnico. Para
facilitar o conhecimento e a execução das normas, procedimentos e funções
administrativas, a biblioteca dispõe de um manual de atividades e procedimentos
constante fonte de informações sobre os trabalhos rotineiros do setor, além de
ajudar a fixar critérios e padrões, bem como uniformizar as técnicas utilizadas
nos processos.
Todos os funcionários da biblioteca precisam ter ciência das
atribuições, responsabilidades e competências do seu cargo e dos demais. As
atividades são controladas pelo bibliotecário chefe que divide os trabalhos
levando em consideração a especialização e habilidades dos funcionários. Não há
uma rotatividade nos serviços, porém todos os funcionários estão aptos a
exercer as funções de qualquer área do setor, levando em consideração sua
capacitação e formação.
O planejamento de uma biblioteca deve-se iniciar com o
diagnóstico do objetivo e público alvo, além do espaço físico disponível, para
que dessa forma obtenham-se melhores condições de conforto, segurança,
estabilidade, acessibilidade, dentre outras. Existe uma grande preocupação com
a existência ou previsão de espaços para leitura em grupo ou individual, assim
como com o nível de ruído aceitável na biblioteca que segundo a norma
brasileira NB-95 é de 42dB (decibel). Deve-se considerar para isso que existem
dois tipos de usuários: os sensíveis ao ruído e os dependentes do mesmo. De
posse dessas informações, o bibliotecário deve tomar medidas para corrigir
falhas existentes, tais como:
·
Adaptar
cabine de estudo individual;
·
Criar
áreas de silêncio com devido isolamento acústico;
·
Utilizar
carpetes para abafar o barulho;
· Colocar
cartazes convidando ao silêncio. A biblioteca analisada é localizada em uma
área de fácil acesso e com uma boa sinalização. O ambiente é favorável ao livre
acesso, há comodidade e segurança tanto para os usuários quanto para os
funcionários. O mobiliário adéqua-se em parte as necessidades dos usuários
possuindo materiais de boa qualidade e conforto. Neste ponto se faz necessário
um alinhamento entre as informações apresentadas pelo gestor e pelos
funcionários para que haja uma melhor prestação dos serviços e o usuário tenha
uma maior comodidade. O gestor deve observar melhor o ambiente, principalmente
nos horários de maior fluxo, para constatar se há a necessidade de ampliar os
recursos materiais existentes. Em termos de acessibilidade, a unidade de
informação deve possuir rampas de acesso, com corrimões e piso com
características antideslizantes. A iluminação da biblioteca deve ser adequada
para o desenvolvimento das atividades tanto dos usuários quanto dos
funcionários. A climatização, deve ser adequada para a conservação do acervo,
avaliar estratégias para que no final do expediente os condicionadores de ar que
é comum serem desligados, gerando a oscilação de temperatura do ambiente não venham
gerar prejuízos ao acervo. A biblioteca deve possuir computadores suficientes
para atender a demanda de usuários, com acesso à internet através de rede wi-fi,
possibilitando assim o acesso a base de dados da biblioteca para que dessa
forma seja efetuada a renovação do material em posse dos usuários e pesquisa.
https://www.youtube.com/watch?v=oX_1DE36NMw&t=236s
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