Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD).


Vimos na postagem anterior (Iniciativas de Acesso Aberto, 14/04/22) que o repositório é um recurso utilizado para disponibilizar a produção intelectual de determinada instituição.

Hoje irei apresentar a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Criada pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) tem o objetivo de disponibilizar para seus usuários um catálogo nacional de teses e dissertações em texto integral.

Como funciona?

A BDTD é uma rede de sistemas de informações que coleta dados de outras instituições de ensino e os agrega em um único portal de acesso. Com o auxilio de dois atores principais (provedor de dados e provedor de serviços) que são responsáveis por prover os dados, a BDTD atua coletando e agregando esses dados: “coleta os metadados das teses e dissertações dos provedores (instituições), fornece serviços de informação sobre esses metadados e os expõem para coleta para outros provedores de serviços.”.

Ela utiliza o software livre VuFind para agregar e disponibilizar as teses e dissertações coletadas; e desenvolveu um software – TEDE – que é disponibilizado gratuitamente para todas as instituições que desejarem utilizar no gerenciamento das teses e dissertações. 

Segue um tutorial de como pesquisar na BDTD.



Até logo!


Fontes:

https://bdtd.ibict.br/vufind/Content/whatIs

http://sitehistorico.ibict.br/informacao-para-ciencia-tecnologia-e-inovacao%20/biblioteca-digital-Brasileira-de-teses-e-dissertacoes-bdtd

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema Gerador de Ficha Catalográfica