VANTAGENS DO RFID

 


NÃO PRECISAM DE UMA “LINHA DE VISADA”.

Para que um Código de Barras possa ser lido, o leitor deve ser posicionado diretamente à frente de cada etiqueta. Etiquetas RFID, por outro lado, não necessitam estar diretamente na linha de visada de um leitor RFID. Como utilizam ondas de rádio para se comunicar, as etiquetas RFID só precisam estar dentro do raio de alcance do leitor.

PERMITEM LEITURA/GRAVAÇÃO

Os dados em uma etiqueta de Código de Barras não podem ser alterados depois de terem sido impressos. Os dados em uma etiqueta RFID podem ser lidos, reescritos ou modificados conforme a sua necessidade.

UNICIDADE

Cada etiqueta RFID carrega em si um código único que a difere de todas as outras, assim como um RG único. Portanto duas etiquetas com o mesmo SKU ou Código de Produto, serão distintas para o RFID, o que não acontece no Código de Barras usual. Isso permite que qualquer item que a contenha possa ser identificado e rastreado gerando, deste modo, inúmeras aplicações como: redução de perdas, identificação de extravios, recall de produtos defeituosos, etc.

SÃO DURÁVEIS E REUTILIZÁVEIS

Os Códigos de Barras são normalmente impressos em etiquetas de papel ou outras superfícies desprotegidas que podem ser facilmente danificados e tornarem-se ilegíveis. As etiquetas RFID possuem uma cobertura durável que a protege de impactos, calor, umidade e mudanças climáticas. Uma vez que podem ser atualizáveis, elas podem ser reutilizadas - um fator importante de “redução de custo”.

SEUS DADOS PODEM SER CRIPTOGRAFADOS

Os Códigos de Barras podem ser facilmente modificados pois seus dados podem ser manipulados. Os dados em uma etiqueta RFID estão muito mais seguros, pois as informações gravadas podem ser criptografadas. É muito mais difícil replicar uma etiqueta RFID que foi configurada para ser reconhecida somente pelo seu sistema.

ARMAZENA MUITO MAIS INFORMAÇÕES

Nos Códigos de Barras padrão há um limite na quantidade de informações que são capazes de representar. Uma etiqueta RFID, na verdade, armazena dados em uma memória não-volátil e, em determinadas etiquetas, é capaz de armazenar até 8 kilobytes de dados.

TAXA DE LEITURA É MUITO MAIOR

Cada etiqueta de Código de Barras deve ser digitalizada e contabilizada individualmente. Os sistemas RFID podem ler várias etiquetas ao mesmo tempo, e não precisam de uma linha de visada. Desde que os leitores de RFID sejam capazes de ler centenas de etiquetas de uma só vez, o aumento da taxa de leitura economiza muito tempo, que pode ser utilizado em outro processo.

PODEM SER IMPRESSAS TAMBÉM COM UM CÓDIGO DE BARRAS OU QR-CODE

Se você tem um sistema de Código de Barras já implantado e funcionando, mas gostaria de fazer a migração para um sistema RFID, ou talvez você tenha a necessidade de ter ambos os sistemas, pode ser bem vantajoso utilizar as etiquetas RFID que podem ser impressas com códigos de Barras também. Desta forma você poderá utilizar os dois sistemas em uma só tecnologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sistema Gerador de Ficha Catalográfica