BIBLIOTECAS DIGITAIS
Qual é o papel do bibliotecário na era digital?
As bibliotecas digitais são muito mais
dinâmicas do que as versões físicas. Na nova era tecnológica, as bibliotecas
digitais e virtuais exigem bibliotecários com amplo conhecimento em gestão da informação digital, algoritmos de busca e uso de plataformas
para o gerenciamento de arquivos.
Nas livrarias digitais, os títulos não
ficam estáticos à espera de um leitor. Pelo contrário: estão em constante
interação com os usuários. Em razão da facilidade de acesso a eles, milhões de
títulos são consultados todos os dias e, graças à portabilidade, não são apenas
compartilhados, oferecendo interação de uma forma que seria impossível com
livros físicos.
Por outro lado, a flexibilidade
dos materiais digitais permite
aos usuários que editem o material sem alterar seu conteúdo. Seja alterando o
tamanho, a cor e a tipografia do material, a maioria dos dispositivos de e-book
possibilita o acesso a diferentes modos de leitura, o que torna a experiência
com o livro mais amigável.
Embora os bibliotecários continuem trabalhando com livros impressos, eles devem agora se familiarizar com as bibliotecas digitais e virtuais para agilizar e otimizar o acesso aos melhores conteúdos, o que implica ter certos requisitos em sua formação profissional.
Atualizar os papéis tradicionais da biblioteca na era digital
A migração rápida
das bibliotecas tradicionais para as digitais não foi uma adequação para o
futuro, mas sim para o presente imediato. Isso implica aproveitar todas as
tecnologias de informação e comunicação em benefício dos usuários,
principalmente das instituições de ensino.
Esse desafio está centrado em três objetivos:
1.Treinar os usuários e familiarizá-los com esse novo tipo de acesso à informação.
2. Digitalizar e criar fontes de informação por meio de repositórios e bases de dados, bem como curadoria de conteúdos em colaboração com instituições, principalmente educativas.
Além de gerenciar
serviços, os bibliotecários digitais precisam ter empatia com as necessidades
dos usuários. Isso implica manter um contato próximo com eles, sejam indivíduos
ou instituições, a fim de entender quais recursos são mais úteis para eles.
Ainda, os serviços devem ser redesenhados para ampliar o alcance de qualidade e o impacto deles entre a população leitora, por meio de dinâmicas de colaboração e inclusão de novas tecnologias, das quais também emergem três pontos:
1. Além da análise qualitativa do uso do serviço, devem ser realizados estudos qualitativos para sondar a atividade dos usuários.
2. Ser mais versátil e inovador na utilização da informação, estabelecendo redes de contato com outros colaboradores que apresentem propostas inovadoras de melhoria do serviç0.
3. Seguindo a tendência anterior, sugere-se a aplicação de estratégias desruptivas: gamificação ou ludificação de conteúdo, clubes de leitura por meio de canais e grupos de redes sociais, entre outras.
Adaptar as bibliotecas digitais às mudanças
tecnológicas
A atualização das
livrarias e bibliotecas digitais é constante e os bibliotecários devem incluir
treinamentos periódicos em seus protocolos para aproveitar o potencial de cada
inovação tecnológica.
Para ser
bem-sucedido nesse desafio, deve-se considerar:
Criar redes
profissionais de troca de informações entre bibliotecários e a comunidade
(cidadãos, organizações e instituições de ensino), reforçando a capacidade de
aquisição de novas tecnologias.
Otimizar os
recursos físicos, econômicos e humanos sob um critério de rentabilidade,
aproveitando que, em relação aos livros físicos, o custo dos conteúdos digitais
e a manutenção deles são muito menores.
Maior valorização do papel do bibliotecário
A automação das
bibliotecas digitais pode fazer os usuários ignorarem que, por trás de um
serviço tão eficiente, existe uma equipe de profissionais encarregados de
gerenciá-lo e mantê-lo em perfeitas condições.
Leve-se em conta
que, “se uma sociedade precisa de bibliotecas eficientes, as bibliotecas
precisam de uma sociedade forte que as promova e defenda”. Desse modo, a
proposta se concentra em destacar o valioso trabalho do bibliotecário perante a
sociedade:
Fortalecer a
imagem do acervo digital e a do
bibliotecário: gerar presença na mídia, desenhar campanhas de marketing e
divulgar os serviços oferecidos por uma plataforma desse tipo.
Oferecer maior visibilidade ao ambiente digital e à profissão de bibliotecário, dando-lhe uma maior presença tanto nas redes sociais como na comunidade estudantil.
Fontes: https://scholar.google.com.br/schhp?hl=pt-PT
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